Por que a inatividade é um mal para o fígado?

Para muitos de nós, os estilos de vida, verifica-se uma crescente inatividade. Com os nossos ocupados horários, temos menos tempo de praticar atividade física e permanecemos sentados a maior parte de nossos dias. Esta forma de vida demonstra ser prejudicial para o seu fígado e a sua saúde em geral.


A longo prazo, a inatividade aumenta o risco de ter um fígado gordo, que pode resultar em uma doença chamada progressiva, dado que pequenas, ou uma acumulação de lípidos e reservas de carboidratos no fígado.


Para permitir que seu corpo se livrar desta reserve de lipídios e carboidratos, é necessário e muito boa, uma atividade física regular.


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A inatividade pode produzir um fígado gorduroso e, a longo prazo, progressiva, dado que pequenas


Um estudo publicado em 2015 na revista médica Journal of Hepatologia pelo Professor Seungho Ryu mostrou a conexão entre uma postura sentada durante muito tempo, uma atividade física deficiente, e doenças do fígado gordo não alcoólica (NAFLD).


Este estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, entre 139.056 pessoas, de origem Coreano.


Os resultados foram surpreendentes: entre os sujeitos, quase 40.000 ou quase 30%, estavam afetados por NAFLD.


De acordo com o Professor Michael Trenell: “A mensagem é clara, nossas cadeiras estão nos matando lentamente mas com segurança: nosso corpo está destinado a se mover e não é surpreendente que uma forma de vida sedentária, caracterizada por uma atividade muscular lenta, tenha um impacto directo sobre a Fisiologia.”(1) (2)


Uma inatividade acumulada ou exercício físico deficiente aumenta o risco de progressiva, dado que pequenas Hepática Não Alcoólica (NASH).


O que é a progressiva, dado que pequenas hepática? Estamos falando sobre uma doença hepática devido a um acúmulo de lipídios nas células do fígado, chamadas de hepatócitos. (3) Isso pode ocorrer devido a uma dieta gordura ou consumo excessivo de álcool. Muitas gotículas de lipídios se infiltram dentro do fígado, para torná-lo mais pesado.


Em geral, a pequenas séries de colecistectomia é assintomática, por conseguinte difícil de detectar. Podem aparecer muitos sintomas precursores:



  • Aumento do volume do fígado.

  • Sensibilidade do fígado à palpação.

  • Uma sensação incômoda na área do abdômen.

Se você não se esforça o suficiente, as gorduras podem acumular-se no interior de seu corpo. Não hesite em contactar o seu médico para mais informações!


Uma actividade regular para um fígado saudável


O segredo é praticar uma atividade regular. Isso não significa esportes de alto nível, mas caminhar, correr… aproveite esses momentos em que não está trabalhando para se mover!


Existem várias actividades possíveis: correr, nadar, longos passeios ou caminhadas. Mesmo subir as escadas em vez do elevador é benéfico! Então, o seu corpo será forçado a tomar de suas reservas de gordura, o que vai fazer você perder um pouco de peso.


WHO (Organização Mundial da Saúde) recomenda dar 10.000 passos por dia para se manter em forma, o que corresponde a aproximadamente 30 minutos de caminhada por dia. Não se preocupe, você anda quase a metade de cada dia (entre 4.000 e 6.000 passos). Aqui tem algumas dicas para andar mais todos os dias:



  • Saia de casa antes de por as manhãs para fazer parte do caminho a pé (ou, talvez, todo o caminho).

  • Aumenta a distância entre o trabalho e onde aparcas.

  • Aproveite a pausa para almoçar e andar um pouco mais, durante 10-15 minutos por área.

  • Vá ao supermercado a pé, se você não está muito longe.

  • As escadas são suas amigas, e às vezes mais rápidas do que o elevador.

Lembre-se:


1 minuto de bicicleta corresponde a 150 passos.


1 minuto de nadar a 96 passos.


1 minuto de andar a 90 passos.


Assim, pois, não duvide: o muevase!

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